O CRAI NA EC 510

7 jun

Temática: “ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO”

           No dia 01/06 o Centro de Referência para os Anos Iniciais – CRAI esteve na EC 510 conversando sobre “Alfabetização em contexto de letramento”.

           A conversa pautou-se nos seguintes objetivos: Compreender os conceitos de Alfabetização e Letramento; Refletir sobre a importância do “alfabetizar letrando”; Analisar situações de letramento que promovam o ensino do Sistema de Escrita Alfabética – SEA; Vivenciar sugestões de atividades para desenvolvimento da consciência fonológica e do letramento.

          A conversa oportunizou a compreensão de que o alfabetizar e letrar são duas ações distintas, mas não inseparáveis, ou seja, ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se torne, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado.

          “Ler histórias ou poemas ou textos informativos para as crianças, leva-las a interpretar esses diferentes textos supõe determinados procedimentos didáticos, enquanto que tomar palavras-chave de um texto lido e trabalha-las para, com base nelas, desenvolver a aprendizagem das relações fonema/grafema supõe outros procedimentos”. MAGDA SOARES, 2005

                                                                                                    Equipe do CRAI

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: