Carta da Coordenadora Regional de Ensino do Recanto das Emas aos profissionais de educação da cidade

10 ago

   Ao mesmo tempo em que anuncio o meu retorno à Cordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas¹, reafirmo o meu compromisso com a educação pública do DF, de modo especial com a Cidade do Recanto das Emas, e com os profissionais da educação que exercem cotidianamente a tarefa de educar de forma comprometida e responsável.

  Compreendo a necessidade de criar as condições para que todas as crianças, jovens, adolescentes e adultos possam aprender a ler e a escrever e fundamentalmente, aprendam a “fazer criticamente a leitura do mundo”, como nos ensina Paulo Freire. Essa capacidade passa, necessariamente, pela oportunidade de aprender a ler e escrever textos escritos, pela apropriação dos conhecimentos científicos historicamente constituídos e pela aprendizagem da convivência escolar como exercício da solidariedade, tão em falta no mundo de hoje. Implica ainda no entendimento de que a apropriação do conhecimento é uma aventura prazerosa que envolve compreensão, análise e transformação das informações que nos chegam.

  A busca é por uma escola, onde todos possam aprender: professores, alunos, pais, mães, gestores e demais servidores, movidos pela crença de que “quem sabe faz a hora…”. Façamos juntos, democraticamente esta hora! Uma escola que transforme seus tempos e espaços escolares, historicamente vistos na lógica positivista, quantitativa e linear, numa lógica dialética, que os movimente num sentido pedagógico.

  Você é parte importante na construção da Escola que queremos para o Recanto das Emas: pública e de qualidade social para todos. Neste retorno, quero celebrar e compartilhar com cada um e cada uma que contribuiu e continua contribuindo na construção dessa escola; movidos/as pelo sonho de participar na organização e criação de uma sociedade mais justa, democrática, e fraterna.

  Por isso, prossigo nessa travessia; achando “bárbaro o espetáculo”, sim, mas aceitando a vida como “uma ordem”; como Thiago de Mello – Faz escuro mas eu canto:

“Piso firme no meu chão,

sei que estou no meu lugar,

como a panela no fogo

e a estrela na escuridão.”

  A Coordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas está à disposição para contribuir com a discussão, implementação, acompanhamento e avaliação dos projetos político-pedagógicos da Secretaria de Estado de Educação e de cada escola, bem como, discutir temáticas/questões relevantes para o trabalho educativo, considerando toda a complexidade que o envolve.

Recanto das Emas, 06 de agosto de 2012.

Edileuza Fernandes da Silva

Coordenadora Regional de Ensino

_______________________________

¹Nomeação no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) de 1º de agosto de 2012.

Informamos ainda que desde o dia 07 de agosto de 2012 as Assessoras da Coordenação Regional de Ensino do Recanto das Emas são: Marilda Rosa Coelho e Vanessa Pereira Arruda Stecanella.

E as antigas assessoras, professora Tatiana Ferreira dos Santos assumiu a Coordenação das Equipes de Apoio à Aprendizagem e Flávia Cordeiro Magalhães permanece na equipe da Coordenação Regional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: